Centenas de trabalhadores e trabalhadoras reuniram-se, na quarta-feira (1º de maio), no Farol da Barra em Salvador para celebrar o 1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
Com o tema “Por um Brasil mais Justo!”, o evento foi uma demonstração de união da Força Sindical, CUT, CTB, UGT, Nova Central e CSB, no estado da Bahia, em defesa da classe trabalhadora.
Desde as primeiras horas da manhã, o local foi tomado por atividades que visavam não apenas comemorar, mas também reivindicar os direitos da classe trabalhadora.
O “treinão” matinal começou às 06h30 e incluiu uma série de atividades físicas e culturais, como:
- corrida,
- aula de aeróbica,
- serviços ao cidadão, realizado pelo SINE Bahia Móvel (intermediação de mão de obra),
- emissão de RGs,
- Biblioteca Itinerante BIBEX,
- vacinação e
- atividades recreativas para crianças.
Emerson Gomes, presidente da Força Sindical Bahia, expressou a importância do evento:
“O 1º de maio foi o momento de celebrar, mas também de apresentar as reivindicações.O movimento sindical é primordial para a luta da classe trabalhadora, não só no Brasil, na Bahia, mas no mundo como um todo. Assim, enfatizamos as pautas de luta, incluindo a busca por valorização salarial, trabalho decente, a igualdade salarial entre homens e mulheres, aposentadoria digna, e a correção da tabela do imposto de renda para quem ganha menos”, destaca.
Os líderes sindicais, representantes de movimentos sociais, autoridades governamentais e parlamentares presentes reforçaram a importância dessas demandas.
O encerramento contou com os shows do Psirico e da banda Adão Negro, que trouxeram uma energia contagiante e encerraram o dia de forma vibrante e inclusiva.