PUBLICADO EM 16 de set de 2024
COMPARTILHAR COM:

116 demissões: Cresce mobilização contra cortes e precarização na Rádio e TV Cultura

Entenda a intensificação da mobilização dos profissionais da Rádio e TV Cultura contra os cortes na programação e as demissões

116 demissões: Cresce mobilização contra cortes e precarização na Rádio e TV Cultura

Foto: Divulgação Sindicato dos Jornalistas

Em assembleia na quarta-feira (11), jornalistas e radialistas da Rádio e TV Cultura decidiram intensificar a mobilização contra os cortes na programação e pessoal, além da precarização crescente das relações de trabalho na Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da emissora.

A concentração aconteceu após reunião do Conselho Curador da fundação, que pautou o debate sobre o quadro de cortes diante da movimentação das trabalhadoras e dos trabalhadores, por meio de seus sindicatos.

Foram suspensos da programação da TV Cultura: Entrelinhas, Estação Livre, Brasil Mostra Sua Cara, Negros em Foco, Legião Estrangeira, Giro Econômico, Balaio e Na Cadência do Samba.

Com as suspensões e cancelamentos, a catástrofe da dispensa em massa de 116 trabalhadoras e trabalhadores, sendo que, destes, 96 eram contratados como pessoas jurídicas (PJs) e 20 estavam em regime de CLT.

Em assembleia de grande adesão no dia 6 de setembro, organizada pelos sindicatos dos Jornalistas (SJSP) e dos Radialistas, as categorias decidiram iniciar um movimento.

Reunião do Conselho

Durante a reunião do Conselho Curador, a direção da FPA divulgou promessa do Governo do Estado de total ou parcial descontingenciamento no orçamento de custeio em até 30 dias. O governo também prometeu a volta dos programas suspensos e cancelados para grade da emissora e a reintegração de funcionários que sejam do interesse da fundação.

Leia também: SIEMACO-SP debate Saúde Mental com peça teatral sobre suicídio e depressão

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS