O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Desde então, 3 de maio, aniversário da Declaração de Windhoek, é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data especial, que chega neste ano ao seu 30º aniversário, tem como principal objetivo destacar os princípios fundamentais da liberdade do jornalismo e reforçar o compromisso dos governos com jornalistas e o livre exercício da profissão.
A data também é utilizada para expressar apoio aos veículos de comunicação e profissionais que sofrem censura, avaliar a liberdade de imprensa globalmente e honrar a memória dos jornalistas que perderam a vida em ambientes hostis de trabalho.
Nesta quarta-feira (3), o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado pela ONU com o tema “Moldando um futuro de direitos: liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos”, essa foram as palavras do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Fonte: Sintrabor