mundo

Greve de caminhoneiros em Portugal fecha milhares de postos e provoca filas para abastecer

Uma greve convocada pelo sindicato dos caminhoneiros que transportam materiais perigosos deixou vários pontos de Portugal — inclusive aeroportos e serviços de ambulância — sem combustível.

mundo

Casos de sarampo têm aumento de 300% no mundo, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o número de casos de sarampo no mundo aumentou cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018.

mundo

Inflação acelera e Argentina tenta conter câmbio e preços

A inflação subiu mais do que previsto na Argentina em março. Dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) mostram alta mensal de 4,7% em março.

mundo

Catedral de Notre Dame está em chamas

Um incêndio considerado violento na Catedral de Notre Dame, em Paris, foi registrado nesta segunda-feira, 15, segundo o jornal francês Le Figaro. A torre central acaba de desabar. As chamas ainda não foram controladas e são vistas, neste momento, no teto do templo católico, um dos monumentos históricos mais emblemáticos da França.

mundo

Dalai Lama apresenta melhora em quadro de infeccioso e deve ter alta nos próximos dias

O Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, está se sentindo melhor e provavelmente receberá alta dentro de alguns dias, informou o porta-voz do religioso. O monge budista de 83 anos foi internado na terça-feira (9) em um hospital de Nova Déli com uma infecção no peito.

mundo

Clubes argentinos se unem para repudiar golpe militar de 1976

Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e outros juntam-se às manifestações pela democracia, no dia em que o país lembra os cerca de 30 mil desaparecidos políticos durante o período de regime militar

mundo

Papa Francisco diz que arquivos secretos do Holocausto serão abertos logo

O Papa Francisco anunciou que os arquivos do Vaticano da controversa Segunda Guerra Mundial (era do Papa Pio XII) serão abertos em 2020, oito anos antes do planejado.

mundo

Bolsonaro cede aos interesses dos EUA e volta “de mãos abanando”

Para o sociólogo, postura adotada pelo Brasil enfraquece a política externa brasileira, baseada no princípio da resolução pacífica de conflitos e compromete seu papel de mediador na América do Sul

mundo

Ataque a tiros em mesquitas na Nova Zelândia deixa 49 mortos

Um ataque a tiros em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, deixou 49 mortos nesta sexta-feira (15, noite de quinta no Brasil). Há também 48 feridos. O massacre foi transmitido ao vivo pelo atirador na internet, que publicou um manifesto após o ataque, no qual chamou imigrantes de "invasores".

mundo

Fotos nunca antes publicadas de Martin Luther King Jr foram descobertas décadas depois de tiradas

Em maio de 1964, menos de um ano depois que ele fez seu discurso “Eu tenho um sonho”, em Washington, DC, Martin Luther King Jr falou no Los Angeles Memorial Coliseum. O discurso de King daquela noite destacou a necessidade de justiça e clamou pelo fim da segregação enquanto os Senadores em Washington DC estavam debatendo a Lei dos Direitos Civis. “Agora é o tempo de fazer reais promessas de democracia”, disse King, ecoando a linguagem que ele usou em seu discurso mais famoso de 1963. “Agora é o tempo de abrir as comportas da oportunidade e permitir que uma avalanche de justiça se derrame sobre nós. Agora é o tempo de livrar-nos da segregação e da discriminação. Agora é o tempo de fazer a justiça uma realidade para todos os filhos de Deus. Esse é o desafio da hora”.