historia

Exibição de filme e ato solene celebram o centenário de João Goulart

Se estivesse vivo, João Goulart (1919-1976) faria cem anos em 2019. Para marcar a data e saudar a memória do ex-presidente, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) promove nesta segunda-feira (16), em seu Auditório Paulo Kobayashi, a exibição do documentário Jango, de Silvio Tendler, seguida de ato solene. A programação – que se inicia às 17 horas – é uma iniciativa do mandato da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP), em parceria com o Instituto João Goulart (IJG).

historia

Greve da Rheem: O dia em que os Juízes do Tribunal levaram ovo!

historia

Há 38 anos, trabalhadores davam primeiros passos para criação das centrais sindicais

Em 14 de janeiro de 1980, a Comissão Nacional da Unidade Sindical, formada por sindicalistas de todo o Brasil, reuniu-se no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, presidido na época por Joaquim dos Santos Andrade (Joaquinzão). Naquele dia foram programados a realização de um 1º de Maio nacional unificado e a realização do 1º Congresso das Classes Trabalhadoras.

historia

40 anos da Anistia: o Brasil ainda paga por ter anistiado os crimes da ditadura

Sob sinais de esgotamento da ditadura militar, em 29 de agosto de 1974, o presidente militar Ernesto Geisel anunciou, em uma entrevista coletiva, a linha que seguiria seu governo: “a distensão lenta, segura e gradual do regime”. Cinco anos depois, já no governo de seu sucessor, João Baptista Figueiredo, a lei da Anistia foi a ação mais emblemática deste processo que culminou com o fim da ditadura em 1985.

historia

Paulo Guedes não sabe nada sobre o movimento sindical

Sua fala leviana insinua que o objetivo das manifestações sindicais era garantir os salários dos sindicalistas, que a ditadura garantia esses salários e que, por isso, sindicalistas e ditadura eram parceiros.

historia

Há 80 anos uma carta de Einstein à Franklin Roosevelt iniciou o Projeto Manhattan, que criou a bomba atômica

Tantos cientistas tinham fugido do território ocupado pelos nazistas, que o Terceiro Reich sentiu a falta dos cérebros poderosos que precisavam para desenvolver a bomba. E a perda dos nazistas era o ganho dos Estados Unidos.

historia

Há 95 anos, bombas caíam sobre São Paulo e arrasavam a cidade

Casas e prédios destruídos, explosões de bombas, soldados armados de metralhadoras, população assustada fugindo pelas ruas, locomotivas arrancadas dos trilhos, tanques de guerra cruzando a cidade e trincheiras abertas nas ruas. Quem contempla as fotografias antigas acredita que são cenas de uma cidade europeia durante a Primeira Guerra Mundial.

cultura

As operárias ocupam mais as fábricas. Que ocupem também a política!

Operários, de Tarsila do Amaral (1886-1973), é a mais conhecida representação da classe operária no Brasil. Pintada em 1933, durante a “fase social” da artista, a tela mostra o rosto de 51 trabalhadores da indústria, enfileirados à frente de um prédio e de seis chaminés de fábricas. São operários de diferentes idades e origens, mas com igual semblante de monotonia. E há, claro, 13 mulheres. Em média, uma a cada quatro pessoas retratadas ali é do sexo feminino.

historia

Por que devemos recordar os anos da República de Weimar

A história nunca se repete seguindo o mesmo roteiro. Será que nossa situação atual se parece em algo à daqueles turbulentos anos 1930 na Alemanha?

economia

Um breve histórico da Previdência Social no Brasil

As leis trabalhistas criadas durante a Era Vargas, na esteira da criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, de 1930, mexeu com o sistema de previdência nacional. Foi o início das grandes mudanças que ocorriam na sociedade e na legislação ao longo do século 20 até hoje, início do século 21.