historia

Para João Guilherme Vargas Netto, não podemos entender 1968 partindo do AI-5

Segundo Vargas Netto, nesta entrevista para o Centro de Memória Sindical,  em 1968, antes da decretação do A-I5 (que nesta quinta, 13, completa 50 anos), havia espaço para uma resistência democrática. Mas entre atropelos, radicalizações e posições extremistas, o desfecho de 1968, em 13 de dezembro, foi a vitória da repressão e da ditadura descarada.

historia

1968: da Greve de Contagem ao AI-5

No contexto da Guerra Fria o golpe militar de 1964 impôs um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos acarretando uma situação de atraso político, desigualdade social, censura aos meios de comunicação e de violenta repressão, que duraria duas décadas.

historia

Aurélio Peres, exemplo de lutador pelo povo

Nesta quinta-feira (6) foi lançada em São Paulo a biografia de Aurélio Peres ("Aurélio Peres — vida, fé e luta"), de autoria de Osvaldo Bertolino que, nesta entrevista, fala sobre a aventura de escrevê-la.

historia

Senado inclui JK no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria

O Senado aprovou o projeto de lei (PLC 122/2017) que inscreve o nome do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria, guardado no Panteão da Pátria, em Brasília.

historia

Cerimônia em Paris lembra 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial

historia

Há 29 anos, caía o Muro de Berlim; era o fim da Guerra Fria

Erguido em agosto de 1961, o muro de Berlim, que dividia a cidade alemã em duas, foi o maior símbolo da Guerra Fria, que separou o mundo em dois blocos: os aliados dos Estados Unidos e os países sob influência da União Soviética. Com a decadência do lado soviético última na década de 80, o muro caiu, em 9 de novembro de 1989. Era o fim da Guerra Fria.

historia

A nostalgia de um futuro que poderia ter sido mas foi adiado

O professor Luiz Gonzaga Belluzzo é um mestre em duas artes. Tem o domínio da economia, que nunca reduz à arte matemática de muitos de seus pares, e também em outro campo notável, a arte da escrita, que manifesta em alguns textos de grande valor científico e literário.

economia

Segundo Belluzzo, não havia nada de liberalismo no regime militar

Para explicar a situação econômica durante o regime militar no Brasil, o professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo abordou a situação internacional e o desenvolvimento da política brasileira de Getúlio Vargas até meados da década de 1970. Segundo ele aquela situação é muito diferente daquilo que a direita propõe atualmente.

historia

A participação política feminina no Rio Grande do Norte

Nas eleições de 2018, o Rio Grande do Norte foi o único dos 27 estados brasileiros a eleger uma governadora.

historia

MPF denuncia membros de Justiça e Ministério Público Militar por colaborar com ditadura

Em ação inédita, procurador e juiz endossaram versão oficial sobre morte de Olavo Hanssen, submetido a sessões de tortura