historia

Escravidão: 9 mil viagens de navios negreiros da África para o Brasil

Os dados são da The Trans-Atlantic Slave Trade Database, um esforço internacional de catalogação de dados sobre o tráfico de escravos - que inclui, entre outros, a Universidade de Harvard. O levantamento foi possível porque os escravos eram uma mercadoria, registrada na entrada e saída dos portos, sobre a qual incidia cobrança de impostos.

historia

A história esquecida do 1º barão negro do Brasil Império, senhor de mil escravos

Um próspero fazendeiro e banqueiro do Brasil nos tempos do Império, dono de imensas fazendas de café, centenas de escravos, empresas, palácios, estradas de ferro, usina hidrelétrica e, para completar a cereja do bolo, de um título de barão concedido pela própria Princesa Isabel. A biografia do empresário mineiro Francisco Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, não seria muito diferente de outros nobres da época não fosse um detalhe importante: ele era negro em um país de escravos.

historia

Na ditadura havia ainda mais corrupção no Brasil do que hoje, afirma historiador

Regime civil-militar favoreceu a concentração de renda e o aumento da desigualdade social por meio de práticas ilícitas de favorecimento dos governantes e seus apoiadores

historia

Corte internacional condena Brasil por não investigar morte de Herzog

Mais de quatro décadas depois da morte de Vladimir Herzog, em 24 de outubro de 1975, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) condenou hoje (4) o Estado brasileiro pela falta de investigação, julgamento e sanção dos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista. O Brasil terá de seguir uma série de determinações do tribunal.

historia

Passeata dos Cem Mil, 50 anos: relembre os momentos marcantes

Cerca de 100 mil pessoas participam de passeata pelo fim da Ditadura Militar. Relembre os momentos marcantes do evento que parou o Centro do Rio de Janeiro.

cultura

Garrincha e o futebol: o brilho da estrela

Considerado um dos maiores jogadores e o maior driblador da história do futebol, Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, é humilde de nascença. Quando nasceu, no distrito de Pau Grande, Magé (Rio de Janeiro), em 28 de outubro de 1933, sua parteira, Dona Leonor, foi a primeira a notar que ele tinha as pernas tortas.

cultura

“Lições de um Sonho”: como o futebol chegou à Alemanha; filme

Baseado em uma história real, Lições de um Sonho conta como o professor de inglês Konrad Koch, ao retornar de seus estudos na Universidade Oxford, Inglaterra, para a Alemanha, em 1874, usou o futebol como um instrumento pedagógico na transmissão de valores e regras aos seus alunos.

historia

História: Greves de estudantes mudaram a história dos EUA

Em Farmville, a marcha – liderada pela pioneira dos direitos civis de 16 anos de idade Barbara Johns – foi conduzida pelas abismais condições de aprendizagem na escola para negros. Na R.R. Moton High School, havia mais de 450 estudantes que tinham que preencher um campus originalmente construído para acomodar 180.

historia

MPF cobra ações para localizar desaparecidos na Guerrilha do Araguaia

historia

89 morreram ou desapareceram após reunião relatada pela CIA em que Geisel autoriza mortes

Oitenta e nove pessoas morreram ou desapareceram no Brasil por motivos políticos, a partir de 1º de abril de 1974 e até o fim da ditadura, segundo levantamento do G1 com base nos registros da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Essas revelações foram publicardas pelo portal G1 .Foi a partir desta data que o general Ernesto […]