historia

A militarização da fronteira Estados Unidos – México não é uma ideia nova

Em novembro do ano passado Presidente Trump disse que tantas como 15.000 tropas dos EUA podem ser implantadas na fronteira com o México, enquanto aproximadamente 3.500 migrantes de principalmente Honduras faziam seu caminho para o Norte. Sua crítica foi indignada, dizendo que ele estava jogando política com a questão da imigração, enquanto as eleições se aproximavam rapidamente. O membro do ranking Adam Smith (D-WA), do Comitê de Serviços Armados da Câmara, por exemplo, disse que “a (decisão) do Presidente é fundamentalmente errada e um ato político, em um tempo em que liderança é necessária. Nós não podemos militarizar a fronteira, e o Presidente Trump não ofereceu uma ideia clara do que nossas forças vão fazer lá”.

historia

EUA: A dívida da escravidão

Os Estados Unidos devem pagar reparações aos afro-americanos descendentes de escravos? O debate sobre o pecado fundacional americano revive

historia

Grandes assembleias e mobilização permanente marcaram a greve dos metalúrgicos do ABC de 1979, há 40 anos

No auge da onda de greves do ABC, a greve dos metalúrgicos de São Bernardo de 1979 começou com uma assembleia lotada no estádio da Vila Euclides. O processo, que durou de março a maio daquele ano, foi marcado por intervenção no Sindicato, grandes assembleias e por inovações, como a criação do fundo de greve.

historia

José Carlos Ruy: Da abolição ao capitalismo – no Brasil e nos EUA

Faz mais de cem anos que as duas maiores nações escravistas do Ocidente proibiram esse sistema iníquo. Mas a igualdade ainda não foi alcançada – nem no Brasil, nem nos Estados Unidos. Neste ensaio o jornalista José Carlos Ruy analisa os fenômenos que levaram os dois países a romper com a escravidão, nos marcos iniciais de seus regimes capitalistas, sem promover a igualdade étnica. Confira abaixo.

historia

Diretas Já! 25 anos. A Emenda Dante de Oliveira não passou de um sonho

As eleições de 1982 foram um grande teste para a ditadura militar. Apesar de ter garantido a maioria dos governos estaduais e das cadeiras no Senado, o Partido Democrático Social (PDS, antiga Arena) perdeu a maioria na câmara dos deputados.

historia

Pediram às esposas de prisioneiros de guerra no Vietnã ficarem quietas; mas…

As esposas dos prisioneiros de guerra e dos desaparecidos em combate perceberam que sabiam mais do que qualquer outro sobre a situação. Muitas das mulheres estavam codificando cartas secretas para seus maridos logo abaixo dos narizes dos militares dos EUA e recebendo respostas detalhando a situação desesperada dos prisioneiros. Eles não podiam mais aguentar e ouvir as ordens ineptas de seu governo.

historia

Opinião: Para Bolsonaro e seu chanceler, o nazismo é uma ideologia de esquerda. Não é!

Nesta terça, 2, Jair Bolsonaro afirmou, em Israel, não ter "dúvida" de que o nazismo era um regime de esquerda.

historia

Ditadura de1964 – a inteligência vence o medo e o arbítrio

A ditadura tentou destruir a inteligência brasileira - investiu contra artistas e pensadores para calar suas vozes e destruir os meios de comunicá-las. Mas a inteligência foi mais forte, e criou o Brasil moderno

historia

Graves consequências do desprezo pela história

Neste dia 31 de março de 2019, próximo domingo, a esquerda brasileira e o presidente Jair Bolsonaro se encontrarão com seu passado e com seu destino.

historia

31 de março de 1964 – uma história encharcada de sangue

Nada há a comemorar em 31 de março, mas é preciso lembrar o sacrifício de democratas, patriotas e progressistas, para que nunca mais se repita.