historia

A ameaça da direita contra a propriedade

Numa eleição presidencial a escolha muitas vezes é movida por sentimentos negativos, entre os quais se destaca o medo.

entrevista

Para José Dirceu “É mentira que houve uma guerra entre os estudantes do Mackenzie e os da USP” na Batalha da Maria Antônia

Ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu foi um destacado líder do movimento estudantil em 1968. Ele participou da Batalha na Rua Maria Antônia que hoje, 3 de outubro de 2018, completa 50 anos.

historia

Antes da abolição, intelectuais faziam “vaquinha” para libertar escravos

O primeiro teatro construído em Porto Alegre, o São Pedro, recebeu centenas de pessoas em 19 de setembro de 1869. Com sua fachada imponente no estilo neoclássico, o prédio ficou com o salão e os camarotes lotados naquela noite. O público saiu de casa para assistir a um espetáculo com desfecho impensável para a elite econômica da época.

historia

Por trás dos protestos anti-guerra que varreram a América em 1968

Conforme a presença militar americana crescia, crescia paralelamente a batalha pela paz. Vinha crescendo, desde a Resolução do Golfo de Tonkin de 1964, e a subsequente decisão de Johnson pelo bombardeamento na Operação Rolling Thunder. Grupos de direitos civis, como os Estudantes pela Sociedade Democrática (SDS) e o Movimento pelo Discurso Livre, tinham marchado em Washington e outros lugares. Jovens publicamente queimavam suas cartas de alistamento.

historia

Como era ser adolescente na Idade Média

Nós temos uma tendência a associar cultura jovem com modernidade, mas as pessoas medievais estavam tão ansiosas sobre jovens como são as manchetes de hoje sobre a subida dos “millennials”.

historia

A longa viagem de Dom Pedro 1º que culminou na Independência do Brasil

Que "ouviram do Ipiranga as margens plácidas" você já sabe, então não é preciso dizer que o episódio que entraria para a história do Brasil como a Independência, em 7 de setembro de 1822, ocorreu em São Paulo – no hoje bairro do Ipiranga, às margens do córrego do Ipiranga - e não no Rio de Janeiro, sede do governo à época.

historia

Evocações de agosto- Getúlio Vargas, Anistia e Marcha à Brasília

Estes dias finais de agosto evocam três acontecimentos de enorme importância para a luta política e democrática. E que fazem parte do mesmo movimento histórico que se desdobra no Brasil no esforço pela conquista e consolidação de um estado de direitos sociais e políticos para todos.

historia

Escravidão: 9 mil viagens de navios negreiros da África para o Brasil

Os dados são da The Trans-Atlantic Slave Trade Database, um esforço internacional de catalogação de dados sobre o tráfico de escravos - que inclui, entre outros, a Universidade de Harvard. O levantamento foi possível porque os escravos eram uma mercadoria, registrada na entrada e saída dos portos, sobre a qual incidia cobrança de impostos.

historia

A história esquecida do 1º barão negro do Brasil Império, senhor de mil escravos

Um próspero fazendeiro e banqueiro do Brasil nos tempos do Império, dono de imensas fazendas de café, centenas de escravos, empresas, palácios, estradas de ferro, usina hidrelétrica e, para completar a cereja do bolo, de um título de barão concedido pela própria Princesa Isabel. A biografia do empresário mineiro Francisco Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, não seria muito diferente de outros nobres da época não fosse um detalhe importante: ele era negro em um país de escravos.

historia

Na ditadura havia ainda mais corrupção no Brasil do que hoje, afirma historiador

Regime civil-militar favoreceu a concentração de renda e o aumento da desigualdade social por meio de práticas ilícitas de favorecimento dos governantes e seus apoiadores