historia

Paulo Guedes não sabe nada sobre o movimento sindical

Sua fala leviana insinua que o objetivo das manifestações sindicais era garantir os salários dos sindicalistas, que a ditadura garantia esses salários e que, por isso, sindicalistas e ditadura eram parceiros.

historia

Há 80 anos uma carta de Einstein à Franklin Roosevelt iniciou o Projeto Manhattan, que criou a bomba atômica

Tantos cientistas tinham fugido do território ocupado pelos nazistas, que o Terceiro Reich sentiu a falta dos cérebros poderosos que precisavam para desenvolver a bomba. E a perda dos nazistas era o ganho dos Estados Unidos.

historia

Há 95 anos, bombas caíam sobre São Paulo e arrasavam a cidade

Casas e prédios destruídos, explosões de bombas, soldados armados de metralhadoras, população assustada fugindo pelas ruas, locomotivas arrancadas dos trilhos, tanques de guerra cruzando a cidade e trincheiras abertas nas ruas. Quem contempla as fotografias antigas acredita que são cenas de uma cidade europeia durante a Primeira Guerra Mundial.

cultura

As operárias ocupam mais as fábricas. Que ocupem também a política!

Operários, de Tarsila do Amaral (1886-1973), é a mais conhecida representação da classe operária no Brasil. Pintada em 1933, durante a “fase social” da artista, a tela mostra o rosto de 51 trabalhadores da indústria, enfileirados à frente de um prédio e de seis chaminés de fábricas. São operários de diferentes idades e origens, mas com igual semblante de monotonia. E há, claro, 13 mulheres. Em média, uma a cada quatro pessoas retratadas ali é do sexo feminino.

historia

Por que devemos recordar os anos da República de Weimar

A história nunca se repete seguindo o mesmo roteiro. Será que nossa situação atual se parece em algo à daqueles turbulentos anos 1930 na Alemanha?

economia

Um breve histórico da Previdência Social no Brasil

As leis trabalhistas criadas durante a Era Vargas, na esteira da criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, de 1930, mexeu com o sistema de previdência nacional. Foi o início das grandes mudanças que ocorriam na sociedade e na legislação ao longo do século 20 até hoje, início do século 21.

historia

‘História e memória vivem às turras’, diz historiadora Lilia Moritz Schwarcz

Com linguagem didática e acessível, 'Sobre o autoritarismo brasileiro' procura na história as raízes de uma sociedade hierarquizada, violenta, racista e tentada com frequência por soluções antidemocráticas

historia

Como protestos pacíficos de pequenas minorias podem mudar o mundo

Em 1986, milhões de filipinos tomaram as ruas de Manila em um protesto pacífico e oração na chamada Revolução do Poder Popular. O governo do então presidente Ferdinand Marcos foi derrubado no quarto dia.

historia

O mais importante militante negro de quem você nunca ouviu falar

Hubert Harrison foi um dos primeiros socialistas negros nos EUA, um forte defensor da igualdade racial e um pioneiro da análise de como os capitalistas usam o racismo para dividir a classe trabalhadora. Ele merece ser lembrado.

historia

A militarização da fronteira Estados Unidos – México não é uma ideia nova

Em novembro do ano passado Presidente Trump disse que tantas como 15.000 tropas dos EUA podem ser implantadas na fronteira com o México, enquanto aproximadamente 3.500 migrantes de principalmente Honduras faziam seu caminho para o Norte. Sua crítica foi indignada, dizendo que ele estava jogando política com a questão da imigração, enquanto as eleições se aproximavam rapidamente. O membro do ranking Adam Smith (D-WA), do Comitê de Serviços Armados da Câmara, por exemplo, disse que “a (decisão) do Presidente é fundamentalmente errada e um ato político, em um tempo em que liderança é necessária. Nós não podemos militarizar a fronteira, e o Presidente Trump não ofereceu uma ideia clara do que nossas forças vão fazer lá”.