cultura

O clássico bolero revisitado

Os gêneros musicais tradicionais estão de volta pelas mãos e vozes das novas gerações, em movimento saudável de valorização da cultura e da identidade do continente latino. A cuenca chilena, a carranga colombiana, o chamamé e outros ritmos pampeanos ganharam atualizações recentes por artistas como Rulo (Chile), Los Rolling Ruanas (Colômbia) e Yangos (Brasil).

cultura

Cinema público de Paraty será reaberto depois de 45 anos

A programação de Paraty para a festa literária internacional deste ano contará com uma contribuição audiovisual na Praça da Matriz, coração do centro histórico da cidade. O Cinema da Praça será reinaugurado hoje (19), após 45 anos, e terá programação especial para o evento literário e continuará aberto depois que os turistas forem embora. Para o espaço, estão programadas sessões escolares, oficinas introdutórias ao audiovisual e exibições de filmes nacionais e estrangeiros para todo o público da cidade.

cultura

Morangos Silvestres, um filme humano, demasiado humano

Ingmar Bergman completaria cem anos neste sábado (14). Autor de filmes onde o tema é a alma humana, fez, há seis décadas, este filme que abre a caixa da reflexão sobre a vida e sua passagem.

cultura

Arte de Rua, Street Art em Sampa

cultura

13/7: Hoje é dia de Rock; uma autêntica expressão da sociedade industrial

O rock and roll é o grande fenômeno mundial de massas surgido em meados do século passado, e que ainda mantém o vigor excepcional.

cultura

O “Rubber Soul” de Roberto Carlos

O disco de Roberto Carlos de 1966 – com capa preta a la Meet The Beatles de um homem só - quase nunca é lembrado entre os mais importantes de sua carreira. Os números “1” estão sempre a partir de 1967 e até 1972, com destaque para O Inimitável – um dos mais citados. Alguns também preferem o disco Jovem Guarda, talvez o mais importante da primeira fase.

cultura

Testemunha de um “dia maluco” com os Beatles

Um dia de verão em 1968 – o último domingo de julho – o fotógrafo de 25 anos de idade Tom Murray teve uma extraordinária experiência. Depois de poucos meses trabalhando para o “The Sunday Times”, foi dada a ele a tarefa de passar um dia com os Beatles.

cultura

Arte de Rua, Street Art em Sampa

Arte de Rua, Street Art em Sampa São Paulo, Brasil Local: Beco do Batman Data: 20170430 Câmera: SONY_RX100M2 Foto: J Goncalves

cultura

Exposição Histórias Afro-Atlânticas apresenta 450 trabalhos em SP

Duas das principais instituições culturais de São Paulo abrem espaço, em iniciativa inédita, para a Exposição Histórias Afro-Atlânticas. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e o Instituto Tomie Ohtake apresentam uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 ao 21, sobre os fluxos de pessoas entre a África, as Américas, o Caribe e a Europa.

cultura

Victor Jara, um herói latino

Nesta semana a mídia noticiou que nove membros do Exército do Chile foram condenados pelo assassinato do cantor e compositor Victor Jara, em setembro de 1973. O assassinato ocorreu em circunstâncias cruéis que demonstraram o caráter criminoso da ditadura de Pinochet. Mesmo tanto tempo depois, o fato é um estímulo para seguir na luta contra as novas ditaduras policial-judiciárias que, neste momento, se abatem sobre o continente latino.